Com o término das eleições, Aragarças respira mais aliviada com o resultado das urnas.

O domingo passado (15/11), foi um dia agitado no Brasil inteiro por conta das eleições municipais, brasileiros de 5.570 municípios saíram de suas casas para ir às urnas escolher seus representantes municipais.

Em Aragarças, a cidade deu o recado nas urnas, sem falar da disputa acirrada entre o candidato a prefeito Delegado Ricardo Galvão (Republicanos), então recém eleito, e o candidato Plinio Leão (MDB) de uma família tradicional na cidade.

Em Aragarças aconteceram duas carreatas da vitória

Um fato bastante inusitado, foi que antes dos resultados oficiais, o QG de analise da apuração dos votos, por meio dos fiscais da campanha do candidato Plinio Leão, deram a vitória prematura ao candidato e por isso acabou resultando em uma comemoração e até carreata da “vitória”.

Houve uma espera incontável por causa da demora da apuração dos resultados oficiais pelo site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), sendo que, depois de quase 3 horas de espera, o Delegado Ricardo Galvão chegou até a “aceitar a suposta derrota”, embora o jogo não tivesse acabado ainda.

Os resultados foram atualizados mais tarde, e mostraram que ele estava em primeiro lugar com 42% dos votos, enquanto Plinio Leão ficou em segundo com 40%. Após chegarem os resultados oficiais, foi então a vez de Ricardo Galvão comemorar com a carreata da vitória.

Renovação de 95% dos políticos representantes da cidade

Essa foi a eleição que mais renovou políticos, onde dos 11 vereadores, somente 2 foram reeleitos. Vereadores como Nego Leão (Podemos) e Hudson Manteguinha (Progressistas) foram destaque entre os “novatos”, que se fizeram maioria neste pleito, além de um aumento significativo de candidaturas femininas.

Segue abaixo, a lista dos vereadores eleitos:

  • Dr Rone (Republicanos) – 437 votos
  • Jairo Lôlô (MDB) – 417 votos
  • Darci Barros (PDT) – 372 votos
  • Nego Leão (PODE) – 362 votos
  • Maria Rosa (PODE) – 352 votos
  • Zé Carlos Leão (MDB) – 308 votos
  • Esquerdinha (Republicanos) – 298 votos
  • Diogo Rezende (MDB) – 298 votos
  • Hudson Manteguinha (PP) – 261 votos
  • Prof Deuzilda Victor (PP) – 234 votos
  • Ronaldo da Água Amigo do Povo (PTB) – 114 votos

Além da mudança dos 9 vereadores, a força feminina está ganhando espaço por eleger Regina Célia, a primeira vice-prefeita da história de Aragarças, e também as vereadoras Maria Rosa Bezerra (Podemos) e Deuzilda Victor (Progressistas).

É uma renovação histórica na câmara, assim como na prefeitura, ao eleger o Delegado dr. Ricardo Galvão, que é um “sangue novo” na politica, especialmente por ele não vir de uma família de políticos.

Por um lado os eleitores se cansaram da politica tradicional, que era vista por uma parte da população como oligarquias. Vamos agora aguardar a posse do novo poder executivo e poder legislativo, e torcer para que Aragarças entre no eixo do desenvolvimento.

Deixe seu comentário

Inscreva-se aqui    OK Não