As notícias falsas existem desde sempre. Impérios conseguiram vitórias repassando informações falsas para os inimigos. Mas hoje, elas tem um alcance instantâneo e muito maior devido a internet.

HEY! SABIA QUE LANÇAMOS NOSSO PRIMEIRO EBOOK? COM ELE VOCÊ VAI SABER IDENTIFICAR FAKE NEWS! É GRÁTIS! BAIXE AQUI

Mas você sabe se você é usado por alguma empresa, político ou veículo midiático para ajudar a propagar informações falsas? Vamos explicar e veja se você se enquadra no que será dito nos próximos parágrafos.

O primeiro sinal que você é usado por grupos que quere propagar uma informação falsa é quando no título da matéria eles colocam termos sensacionalistas e pedem para você repassar mesmo sem “precisar ler”.

Sim, algumas fake news, o grupo que propaga, fale até mesmo para a pessoa não ler e apenas repassar para chegar ao máximo possível de pessoas. Dessas, você deve tomar muito cuidado e não obedecer cegamente.

Quando usam termos como como “fascistas”, “comunistas” ou similares, sem embasamento algum, apenas para ofender, não é mais uma informação e sim uma opinião e aí precisa ter cautela para não ajudar a propagar.

Quando há acusações sem fundamento, apenas baseadas em achismo. Daí mais ainda a importância de ler o texto completo e pesquisar se o que foi passado realmente é verdade ou apenas algo para enganar uma determinada audiência.

Mensagens com muitos erros de português também costumam ser falsas e não são nada confiáveis para você repassar, afinal, dificilmente um portal sério publicaria um texto com tantos erros.

Daí, a importância, em resumo, de ler sempre a matéria toda e questionar, buscar outras fontes, antes de compartilhar em grupos do whatsapp ou perfis de outras redes sociais.

Vivemos uma era onde a desinformação é uma arma para grupos políticos seguirem no poderem e grupos midiáticos e empresariais, ganharem mais dinheiro ainda. Eles usam a pessoa que não conhece bem essas ferramentas, para propagar algo que é benéfico para ele e a pessoa se torna vítima e cúmplice dessas ações.

Fiz um vídeo onde falo um pouco mais sobre a importância de ler sempre a notícia completa antes de tirar alguma conclusão. Acompanhe:

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

LEIA MAIS:

ENTENDA COMO CHEGAMOS A TANTOS CASOS DE COVID-19 EM BARRA DO GARÇAS

QUARTA TEMPORADA DE “LA CASA DE PAPEL” É ALUCINANTE

13 REASONS WHY CHEGA A ÚLTIMA TEMPORADA, COM FINAL DIGNO

Por Lucas Iglesias

Lucas Iglesias é Jornalista, além de empreendedor, idealizador do grupo Anormal Produções e um dos idealizadores da agência de consultoria e marketing digital, Identimídia e do portal de notícias Holofote Digital.

Deixe seu comentário

Inscreva-se aqui    OK Não