A Eta Aquáridas 2021, poderá ser vista a olho nu pelos mato-grossenses na madrugada desta quinta-feira (6). Se trata de uma das maiores chuvas de meteoros do hemisfério sul, de acordo com a Rede Brasileira de Observação de Meteoros (Bramon).

As aparições estão acontecendo desde o dia 21 de abril e deve prosseguir até 12 de maio. No entanto, a máxima para o fenômeno no estado será amanhã, já que os cuiabanos poderão acompanhar a queda das “estrelas cadentes”, como são popularmente conhecidos os meteoros.

A taxa média de meteoros a ser vista pelos observadores de Cuiabá é 38,8 por hora, nas condições ideais previstas para a próxima madrugada. A Eta Aquáridas é a primeira das duas chuvas de meteoro causadas pelos detritos do cometa Halley. A Terra atravessará a trilha deixada pelo cometa duas vezes ao ano. A segunda chuva é a Oriónidas, que acontece em outubro.

Conforme a Bramon, essa será uma ótima oportunidade para os brasileiros vejam a passagem dos fragmentos do Halley pela nossa atmosfera. A maior média de meteoros a serem vistos é de 40 meteoros por hora, em Belém do Pará.

Fonte: Mato Grosso Mais

#HolofoteDigital (Facebook) #HolofoteDigital (Twitter) #HolofoteDigital (Instagram)

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

Por Lucas Rafael Barboza

Sou aficionado por tecnologia, graduado em TADS, pós-graduando em Desenvolvimento para dispositivos móveis e internet, freelancer e idealizador do Holofote Digital e do Identimídia. Passo maior parte do tempo pesquisando, aprimorando meus conhecimentos na área e criando novos softwares e artes. Sou também bastante aficionado ao universo geek e amante da música eletrônica e heavy metal.

Deixe seu comentário

Ativar notificações    OK Cancelar