Hidroxicloroquina

Pelo mundo todo estão sendo realizados testes de remédios com capacidade de combater o coronavírus, entre eles estão: o hidroxicloroquina, usada contra a malária; o kevzara, contra artrite; o favipiravir, um antiviral; e o remdesivir, contra ebola.

Nesta quinta-feira (19/03), o presidente americano Donald Trump, falou à mídia sobre dois desses remédios: “estamos trabalhando para que o maior número de americanos tenha acesso a essas drogas”.

Testes foram feitos com a cloroquina em pequeno grupo de 20 pacientes em Marselha, na França, em 20 pacientes. O vírus desapareceu depois de seis dias. Outro teste com o kevzara começará em Nova York e será expandido para mais 16 lugares. O intuito é saber a reação em 400 pacientes em estado grave e entender o impacto na febre e falta de ar.

Já o Remdesivir salvou a vida de um paciente nos Estados Unidos de acordo com o New England Journal of Medicine. O médico brasileiro André Kalil, da Universidade de Nebraska, está liderando testes com o Remdesivir e espera ter um resultado mais concretos nos próximos meses.

Os chineses irão em breve irão publicar um estudo mais detalhado do uso do Favipiravir, desenvolvido no Japão, que mostrou resultados positivos em cerca de 340 pacientes.

Entretanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) divulgou nesta noite de quinta-feira (19/03) uma nota que não recomenda o uso do hidroxicloroquina (conhecido como Reuquinol) para tratamento do covid-19. A droga é utilizada para casos de artrite, lúpus eritematoso, doenças fotossensíveis e malária.

“Apesar de promissores, não existem estudos conclusivos que comprovam o uso desses medicamentos para o tratamento da Covid-19. Portanto, não há recomendação da Anvisa, no momento, para a sua utilização em pacientes infectados ou mesmo como forma de prevenção à contaminação pelo novo coronavírus”

Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA) em 19/03/2020

Embora os testes tenham resultados positivos, ainda é muito cedo para sabermos se esses remédios realmente serão eficazes no tratamento da Covid-19. Ainda recomenda-se que se evitem aglomerações e façam uso do álcool em gel e lave-se bem as mãos.

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/channel/UC4lC8npXPj6slsnNCiGS5gQ
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

Por Lucas Rafael Barboza

Sou aficionado por tecnologia, graduado em TADS, pós-graduando em Desenvolvimento para dispositivos móveis e internet, freelancer e idealizador do Holofote Digital e do Identimídia. Passo maior parte do tempo pesquisando, aprimorando meus conhecimentos na área e criando novos softwares e artes. Sou também bastante aficionado ao universo geek e amante da música eletrônica e heavy metal.

Deixe seu comentário

Ativar notificações    OK Cancelar