Prefeituras de MT tentam comprar 202 mil doses de vacina contra a covid-19 via consórcio

Em conjunto, diversas prefeituras do estado de Mato Grosso se reúnem para adquirir cerca de 202 mil doses da vacina russa contra a covid-19

PorLucas Rafael Barboza

mar 4, 2021
Coronavírus Covid-19 Covid19 vacina vacinas

A carta de intenção para aquisição de 202 mil doses da vacina Sputnik V foi elaborada, ontem, pelo Consórcio Público de Saúde Vale do Teles Pires e encaminhada a empresa distribuidora do imunizante no Brasil. Integram o consórcio Sinop, Sorriso, Lucas do Rio Verde, Nova Mutum, Cláudia, Feliz Natal, Ipiranga do Norte, Itanhangá, Nova Maringá, Nova Ubiratã, Santa Rita do Trivelato, Tapurah, União do Sul e Vera.

Consta em documento, que o consórcio solicitou à empresa que envie a proposta comercial e condições para o fornecimento da vacina russa. Ainda é destacado, que o interesse na aquisição do imunizante é exclusivamente para a vacinação da população e não para fins de revenda.

Ainda foi destacado que “considerando a enorme urgência pela qual atravessamos, dado os avanços devastadores da pandemia, solicitamos máxima brevidade no encaminhamento da proposta de aquisição para podermos rapidamente avançarmos”. O documento foi assinado pelo presidente do consórcio e prefeito de Santa Carmem, Rodrigo Frantz.

A Sputnik também tem aplicação em duas doses, como a Coronavac e AstraZeneca que já vem sendo aplicadas. O intervalo da vacina russa é de 21 dias, e cada dose tem valor estimado em 8,75 dólares (R$ 49,87 na cotação de hoje). A busca pela aquisição leva em consideração a aprovação pelo Supremo Tribunal Federal para compra direta por parte dos estados e municípios, bem como a medida provisória que prevê a dispensa de licitação e têm regras mais flexíveis para os contratos.

Em Sinop, por exemplo, a prefeitura divulgou que a intenção é adquirir 30 mil doses por meio do consórcio, para atender a população acima de 60 anos. A câmara de vereadores também protocolou ofício para que sejam adquiridas vacinas.

O governador Mauro Mendes visitou, ontem, em Brasília, a fábrica da União Química, que produz no país a Sputnik V, e conversou com a diretoria para buscar a compra direta de vacinas destinadas aos mato-grossenses. Mauro quer comprar até 4 milhões de doses e disse que o Estado tem os recursos em caixa para pagar.

Fonte: Só Notícias / Minuto MT

#HolofoteDigital (Facebook) #HolofoteDigital (Twitter) #HolofoteDigital (Instagram)

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

Por Lucas Rafael Barboza

Sou aficionado por tecnologia, graduado em TADS, pós-graduando em Desenvolvimento para dispositivos móveis e internet, freelancer e idealizador do Holofote Digital e do Identimídia. Passo maior parte do tempo pesquisando, aprimorando meus conhecimentos na área e criando novos softwares e artes. Sou também bastante aficionado ao universo geek e amante da música eletrônica e heavy metal.

Deixe seu comentário

Ativar notificações    OK Cancelar