Programa Brasil Sorridente entrega cerca de 400 próteses dentárias em Barra do Garças

A segunda etapa do Programa Brasil Sorridente, teve início no dia 24 de março na UBS Nova Barra II, com a triagem e produção de moldes para confecção de próteses dentárias totais e parciais através do Sistema único de Saúde. O programa faz parte do Plano Nacional de Saúde Bucal do Ministério da Saúde e visa ofertar serviços odontológicos de forma gratuita e ações de educação e promoção de saúde bucal.

Implantado pela Prefeitura de Barra do Garças em novembro de 2021, o programa já atendeu cerca de 200 pessoas no ano passado, para confecção de próteses dentárias totais e parciais (inferiores e superiores), e nesta segunda etapa mais 149 pacientes foram atendidos com a previsão de confecção de 211 próteses para o mês de abril, sendo 112 próteses totais e 99 parciais. Ao todo o programa deverá entregar cerca de 400 próteses.

Os atendimentos iniciais são realizados nas Unidades Básicas de Saúde, para triagem e análise das condições da região bucal, bem como da gengiva e mucosa, e posteriormente os pacientes são encaminhados para a UBS Nova Barra II, onde é efetuado a moldagem da prótese. Os moldes são enviados para um laboratório que fabricará as próteses, que depois serão entregues aos pacientes e serão realizados os ajustes necessários

O coordenador de Saúde Bucal, Leandro Melo, destaca que o objetivo do projeto é expandir os atendimentos às pessoas que dependem exclusivamente do SUS e garantir o acesso à produção das próteses. “A saúde bucal nos proporciona melhor qualidade de vida e bem estar,por isso esse programa é tão importante, através dele estamos devolvendo o sorriso pro rosto de centenas de pessoas .”

Além da confecção das próteses, o Programa Brasil Sorridente oferecerá ações de prevenção a saúde bucal nas UBS’s e nas escolas do município, com material didático e apresentações lúdicas sobre tratamentos e cuidados de prevenção bucal, com distribuição de kits de higiene bucal contendo escova e creme dental. As apresentações são feitas com exposições de materiais como fantoches e molde de arcada dentária para auxiliar no atendimento das crianças sobre a importância da saúde bucal, além da entrega de kits com escova e pasta de dente.

Como parte das ações do programa, o município também ofertou diversos insumos ao Distrito Sanitário Especial Indígena Xavante (DSEI Xavante) para atendimento odontológico da população indígena, para isso foram entregues: 800 kits de escova infantil; 400 escovas para adultos; 25 unidades de flúor gel; 6 unidades de fio dental de 500 m.

Os interessados podem efetuar o pré-cadastro na UBS mais próxima de sua residência, para participar das novas fases do programa, em breve.

Por SECOM / Barra do Garças.

#HolofoteDigital (Facebook) #HolofoteDigital (Twitter) #HolofoteDigital (Instagram)

Veja mais conteúdo do Holofote Digital, inscreva-se em nosso canal no YouTube e acesse nosso site e redes sociais:
YouTube do Holofote Digital: https://www.youtube.com/holofotedigital
Facebook do Holofote Digital: https://www.facebook.com/holofotedigitalhd/
Twitter do Holofote Digital: https://twitter.com/HolofoteD
Instagram do Holofote Digital: https://instagram.com/holofotedigital/

%d blogueiros gostam disto: